5 Dicas Incriveis na Hora de Comprar o seu Sofá

Publicado por vivasuacasaviva em

Sofa na Sala de Estar Com Mesa de Centro e Velas

Sofa na Sala de Estar Com Mesa de Centro e Velas

Não se deixe levar apenas pela aparência do tecido. Sofá bom precisa ter estrutura firme e espuma de qualidade. O problema é que, na loja, não conseguimos visualizar esses elementos internos.

Crianças em Casa? Mais cuidados…

Sofa na Sala de Estar Com Sofa Marrom

Sofa na Sala de Estar Com Sofa Marrom

Há crianças e animais de estimação em sua casa? Prefira os modelos com capas laváveis. Os tecidos de algodão, linho e sarja são os mais indicados. Lembre-se apenas de que eles devem ser pré-encolhidos. Capas escuras disfarçam melhor a sujeira, mas desbotam mais. Capas de cor clara resistem melhor às lavagens.

Se for comprar um pufe para apoiar os pés, escolha um modelo da mesma altura do assento do sofá. A peça servirá para apoiar uma bandeja e também como banco extra, quando você precisar.

Tamanhos: Como Escolher?

Sofa na Sala de Estar com Tapete

Sofa na Sala de Estar com Tapete

O tamanho da sala dita o do sofá. É importante que haja, no mínimo, 70 cm de espaço para circulação em volta do móvel. Caso o ambiente seja pequeno e possa receber apenas uma peça de dois lugares, a sugestão é apostar em pufes como mesa de centro, por exemplo.

Tecido e Revestimento

Sofa na Sala de Estar com Varias Almofadas

Sofa na Sala de Estar com Varias Almofadas

O revestimento de mais fácil manutenção é o de couro ecológico, indicado para sala de estar. Sala de TV e de home theater pede de tecido, que é mais aconchegante e ganha praticidade com a impermeabilização, por facilitar a limpeza e dificultar a absorção de líquidos.

Mantas são ótimas opções para complementar o visual. Se a decoração é mais clássica, coloque uma bem dobrada sobre o sofá. Ambientes despojados pedem uma disposição mais “desarrumada”

Casa e Apartamento e suas Diferenças

Sofa na Sala de Estar Com vista Panoramica

Sofa na Sala de Estar Com vista Panoramica

No contexto geral não existe regra para classificar um sofá específico para casa e outro para apartamento. Cada caso é um caso e não existe segredo. A máxima é: tire as medidas.

No entanto, se você mora em apartamento, uma boa dica é optar por sofás de 2 lugares, por serem menores ou sofás modulados, pois este modelo se divide e é mais fácil de ser transportado no elevador ou pelas escadas. Os inteiriços muitas vezes precisam ser içados.

Por estas razões, tenha em mente que o tamanho do sofá é um dos primeiros aspectos que devem ser considerados antes de você tomar sua decisão.

A densidade dos sofás com assentos de espuma é representada pela letra “D” + “número”. A letra “D” é de densidade e o número que a segue representa o quão rígida ou macia é a espuma.

Sofa na Sala de Estar em Tons de Cinza

Sofa na Sala de Estar em Tons de Cinza

Os assentos de espuma D23 a D-28 são os mais macios.  Por possuírem uma densidade menor, eles permitem que os sofás fiquem bem mais macios e fofinhos.

Já os modelos com variação entre D-28 e D-33 são os de maior rigidez. Por isso, são mais recomendados para idosos, pois oferecem mais firmeza, o que facilita o ato de sentar-se e levantar-se e, por serem mais resistentes, também são indicados para as pessoas mais pesadas e locais de grande circulação.

Cores e Tons

Sofa na Sala de Estar Moderna

Sofa na Sala de Estar Moderna

Um sofá com cor mais escura tende a chamar menos atenção do que os com cores vivas. Portanto, se você tem receio de enjoar, opte por tons escuros para o móvel e tons neutros ao redor. Como exemplo, veja este sofá azul marinho: é uma ótima opção para quem quer colocar cor em casa sem exageros.